Algo que nunca tinha falado antes (a imagem não tem nada a ver com o texto)

26 de abril de 2013

Faz todo o sentido
Pela altura das férias de Natal, antes 2 semanas, estava a dormir e acordei sobressaltada fui à casa de banho e começou.....
Nunca me deu na escola, dá-me com bastante frequência quando estou a dormir e de repente acordo com aquilo, uma vez deu-me quando estava no cinema, sim como podem observar sempre em lugares sossegados sem nada que me cause stress precisamente, escuro e silêncio acho que são os factores que fazem desencadear esta coisa em mim...
Dizem e eu acredito que isto normalmente só começa a acontecer muito tempo ou algum tempo depois de situações em que estivemos mal psicologicamente ou que nos afectaram minimamente.
Eu já tinha experiência no assunto, conheço duas pessoas que sofriam e ainda sofrem deste mal.
Uma delas, meu colega de turma desde o 8º, até o 9º ano era o M. que saía da sala com ele e ia dar uma volta e bebia água com açucar , voltava e já não tinha nada. Como vêm em aulas, não havia nada que o fizesse ficar nervoso.... No 10º fui eu que andei com ele, fora e dentro já sabia iamos dar uma volta, ele tomava o comprimido davamos mais umas voltas e voltava-mos para dentro, eu ficava preocupada e dizia sempre se isso me acontecesse a mim eu não sei o que faria.
Ele disse-me: "Disseram-me a mim e eu digo-te a ti: O segredo está em não guardares para ti."
Hoje percebo que a frase tinha duplo sentido, não guardar para mim quando estou mal e não "suster" o choro porque mais tarde sofro as consequências, e não guardar para mim quando estou a ter um porque só é pior, vou explicar.
A primeira vez que tens um, o teu coração começa a acelerar imenso, começas a tremer, ficas super tonta(o). Isto são os principais, que normalmente toda a gente que os tem sente.
Depois o tal rapaz sentia um aperto no peito, eu não sinto. Sinto outras coisas.
A primeira vez que tive um senti isto tudo, coração acelerado, fiquei muito mal-disposta e cheia de dores de barriga, e tremia muito, muito mesmo!
 Não sabia o que se passava comigo, estava a ficar assustada (o que só piora), chamei a minha mãe, ela veio a correr, o meu pai também.
Senti que tinha mil picos na cabeça e parecia que estava tudo a pender para o lado só disse a chorar:
Ai! Eu vou desmaiar!
A minha mãe disse que não ia nada e mandou o meu pai molhar-me a testa, ele assim fez e aquilo passou-me logo.
A minha mãe foi fazer água fervida eu bebi, deitei-me e de manhã já não tinha nada, a minha mãe dizia que devia ter comido algo que me fez mal, o problema foi quando se repetiu uma, e outra, e outra vez.
Sim, isso mesmo, ataques de pânico/ansiedade
O segredo está em fazermos de tudo para não pensarmos naquilo e no medo que nos faz sentir, falar com alguém sobre algo diferente: Quando me deu no cinema foi isso que o M. fez e eu só pedia para ele se calar ele não se calava e o esquema dele, só mais tarde percebi, resultou.
E a sério quando vos der algo assim ou parecido falem, não tenham medo ou vergonha e muito menos: Não deixem o orgulho falar mais alto.
Porque se naquela noite o meu orgulho tivesse falado mais alto ...
Mas eu ando bem, é algo que me dá naquele momento e depois passa.
E desde que comecei a tomar os calmantes outra vez, nunca mais tive um.
Vocês? Sofrem deste "mal"?

Foi a primeira vez que falei sobre isto aqui no blog, não sei porquê talvez por achar que não seja algo ... não sei.
Mesmo na "vida real" só a minha família, o M. e mais uns amigos chegados é que sabem "disto".
Acho que nem D.M. sabe....

6 comentários:

  1. sim, sabia disso no cinema só ... tu chegaste a contar. .. lembraste? :s

    ResponderEliminar
  2. Daniela: Ah pois contei.
    Mas não contei a da primeira vez

    ResponderEliminar
  3. de nada fofita , gosto sempre de ajudar :D

    ResponderEliminar
  4. tenho uma pessoa muito próxima que tem esse problema. É dificil saber como ajudar, porque, como tu dizes, aparece do nada.. nas situaçoes mais calmas e relaxantes... Será que se mantem por muito tempo? Tens informaçao sobre isso?

    ResponderEliminar