É assim que definem depressão actualmente?

25 de novembro de 2013

1º É por isto que muita gente se diz depressiva.
2º Isto está bem está...
3º Eu já fui/sou depressiva logo já senti isto tudo? Não, de todo não. Nada a haver...
Querem saber o porquê de não concordar?
Não estou sempre triste.
Nos últimos tempos tenho andado mais irritadiça mas de certeza que não tem nada a ver com depressão.
Sempre aborrecida? Soo not!
Eu sou do tipo: Quando estou zangada, triste ou algo parecido, descarrego nos estudos, estou mais atenta as aulas porque acho que mais nada merece a minha atenção. Ou então concentro-me em tudo.
Lembro-me de tudo, de muitas coisas, do passado, de coisas que ocorreram a pouco tempo de tudo um pouco, as pessoas não têem noção das coisas que eu sou capaz de recordar. E aí é que está o mal, aí é que está uma das raízes da depressão...
Consigo decidir por mim própria perfeitamente, e certas decisões é que levam pessoas a estados depressivos.
Sou culpada? Não! Quando erro admito, agora quando não sou eu a errar, os outros é que tem de falar comigo, a minha consciência está tranquila.
Perdi o interesse em tudo? Como todas as pessoas normais (não depressivas), vou perdendo o interresse em certas coisas, sim, mas não da maneira que aqui se referem.
Penso na morte? Não dessa maneira, penso na morte da maneira contrária, não quero morrer, é o meu maior medo. Preciso de dizer mais alguma coisa?
Isolo-me, isso sim, já me isolei mais, já cheguei a afastar toda a gente à minha volta e a chorar por estar sozinha, convidavam-me para sair ou até mesmo os meus pais para ir aqui ou ali e eu não saía de casa, isolei-me, foi a pior coisa que fiz, piorei o meu estado, cheguei aos extremos, chorava por tudo e por nada, achava que as pessoas não queriam saber de mim, depois decidi sair de casa, distrair-me, e as más ideias desapareceram todas.
Nunca me mutilei, nem sequer pensei nisso, e tive razões, razões mais válidas do que algumas usadas pelas adolescentes de hoje em dia, mas não o fiz.
Não choro, guardo sempre, até explodir.
Tive amores que acabaram de uma maneira terrível? Oh, se tive! Mas segui em frente, fiz tudo o que pude para esquecer e esqueci.
A minha avó morreu de cancro, o meu melhor amigo foi para o brasil, o meu padrinho morreu quando eu tinha 9 anos, a minha mãe teve cancro na mama.
A minha tia tem cancro nos ossos, o meu primo deve de ir para a suiça...
Mal nos sobra dinheiro para comer ao fim do mês...
Tenho más notas? Faço de tudo para ter melhores na avaliação seguinte!
Tive um dia mau, uma semana má? Sei que no final desta, estarei com os meus meninos e meninas e tudo valerá a pena, elas fazer-me-ão sorrir, expressar tudo o que sinto através de letras.
Isolei-me, chorei muito, berrei muito, tive ataques de ansiedade, mas aprendi a controlar isso tudo!
O choro, a isoloção e o guardar para mim mesma, faz-me progredir pelas diversas fazes da depressão, se algum dia passará? Não sei...
Provavelmente daqui a nada a vida dará mais uma volta e eu voltarei a ter uma atitude um pouco pessimista e chorarei por tudo e por nada e isolar-me-ei. Mas mais tarde haverá outra volta, aprenderei que chorar e isolar-me não me levou a nada, mais uma vez, e terei outra atitude, valorizarei cada momento e viverei a vida ao máximo, verei o lado bom em tudo o que é mau, como faço agora, porque afinal:
Se não houvessem altos e baixos tu não estarias vivo(a)
Há que aprender a dançar na chuva...

13 comentários:

  1. Não me perguntes porque mas ao ler isto deixei cair umas lagrimas. Porque acho que somos bastante parecidas, com a tua idade e mais nova também me sentia muito frágil, descontava na comida e ou comia de mais ou deixava de comer até ficar super magra, sim nunca tive meio termo tu sabes. E por achar que somos tão parecidas penso que tu vais ficar bem. Eu agora já não sou a miúda frágil que fui na adolescência, não me abalo com qualquer coisa, testo sempre os meus limites ao máximo e dou o melhor de mim naquilo que faço. Luto por tudo e por quem gosto e não penso nos obstáculos, isso tenho a certeza. E sabes porque ? Porque já fui frágil e chorava facilmente por me tentarem calcar na escola e etc, porque já vivencie o sofrimento varias vezes e criei armaduras. E como eu sei que tu és um bocado como eu sei que é uma mulher forte, sim uma mulher de raça de coragem por isso agarra sempre as coisas boas e dança na chuva, como me desses-te tantas vezes.
    Desabafei porque me identifiquei com varias coisas e me fez relembrar outras tantas. ;)

    P.s: Parabéns pela tua nota :) Tu mereces.

    ResponderEliminar
  2. Admiro a tua força, muitas pessoas embrulham-se nos seus próprios medos, outras encontram na palavra "depressão" uma justificação para tudo. E identifico-me contigo, essa maldita doença também persegue a minha família e sei o que é passar dificuldades. Há que olhar em frente, pensar positivo e ver que também temos coisas boas na nossa vida. Se não for assim, não somos felizes :)

    Beijinhos querida! :3

    ResponderEliminar
  3. Identifiquei-me imenso com este teu desabafo.
    Todos passamos por momentos maus, mas é preciso encarar de cabeça erguida, parece-me que tu fazes isso, por isso, continua assim!
    Força!
    Sigo

    ResponderEliminar
  4. Que mais posso dizer? Agora disseste tudo!!

    ResponderEliminar
  5. Força princesa. Não podes desistir, e com este texto provaste que és uma das pessoas mais fortes que conheço

    ResponderEliminar
  6. Não podia concordar mais contigo.

    ResponderEliminar
  7. isso de te concentrares mais nos estudos é um excelente método! e concordo contigo, está bem que ninguém é de ferro, mas bolas, todos nós temos de ser forte, e como tu disseste e muito bem: "há que aprender a dançar na chuva..."

    ResponderEliminar
  8. As coisas nao estao muito bem, mas vao ficar e eu gosto do preto :)
    Disseste tanto agora...amei a serio.

    ResponderEliminar
  9. Pois o meu também está de acordo com o meu estado de espírito querida...

    ResponderEliminar
  10. Nos dias de hoje todos se acham bipolares. Todos acham que têm uma depressão. Todos são hiperativos, têm défice de atenção, mutilam-se e n coisas que gostam de inventar. Há imensas pessoas por aí que dariam tudo para não terem esses problemas todos e outras pessoas que parecem que lhes dá gozo dizer "Ah eu tenho uma depressão" "ah, eu sou bipolar", "Ah, eu corto-me" que é normalmente as coisas que mais se ouve. Eu também já tive uma depressão, e foi horrível. Não andei por aí a gritar aos sete ventos. Vêem imagens como esta e pensam logo que têm depressões, sem se informarem, nem nada. Fico com uma raiva quando pessoas perfeitamente normais sem problemas destes, dizerem que os têm. Gostei imenso do teu desabafo e devia haver mais pessoas assim, com essa força toda que mostraste ter!

    ResponderEliminar
  11. gostei muito do post deu-me uma lufada de ar fresco!

    ResponderEliminar