Resumo do que aconteceu ontem do princípio ao fim. (Pode ser que vos ajude um dia mais tarde)

10 de julho de 2013

Como sabem a minha mãe andava zangada com a minha tia S. e a minha prima E., desiludida.
E nos ultimos tempos tem andado com os nervos em franja, ela já é nervosa, e depois a minha tia com as suas mensagens não ajudava.
Ontem chegou à sala para arranjar uma coisa e estava a chorar, e eu perguntei o que ela tinha, ela disse que não era nada.
Eu disse: Fala! Dizes que eu demoro para falar contigo e que é difícil de arrancar algo de mim, olha para ti!
Ela: É a tua tia o quê que havia de ser? Só me dá cabo da cabeça.
Passado algum tempo chama-me com a mesma voz, fraca.
Eu vou a beira dela e ela está sentada no chão (pelo que ela disse depois tinha caído), com o telemóvel largado, aberto ao pé dela. Pediu-me para ligar para a minha prima (a tal prima que anda sempre comigo agora), ela é bombeira.
Eu ligo. Ela pergunta os sintomas, a minha mãe diz que não tem força, tem a boca dormente, tem uma dor no peito, tem os braços e as mãos dormentes e tremia muito.
Ao mesmo tempo que a minha prima me estava a perguntar as coisas, a minha tia L. já está ao telemóvel com os bombeiros, só disse que ela tinha problemas de coração e a nossa morada (parte dela).
A minha prima mandou-me ir pedir a uma vizinha para ir para lá para baixo (eu vivo num prédio) para fazer sinal aos bombeiros e os trazer até cá acima, levantei-me e a minha mãe não queria que eu chamasse mais ninguém, eu disse para ela ter calma que eu não ia chamar para vir para a beira dela mas sim fazer sinal aos bombeiros.
Fui eu de pijama e só de meias chamar a vizinha, escorregava, quase caía. (sim fiz este processo todo de pijama e meias)
Pedi à vizinha ela foi para baixo e eu voltei para a beira da minha mãe.
Liga o meu pai a dizer para eu ter calma que era para não irmos as duas juntas.
Liga a minha prima a dizer que a minha prima E. a vem trazer aqui, para ela ir com a minha mãe.
A minha mãe diz: Não quero que vás com a E. nina! Nem com a E. nem com a tua tia S.! É por causa delas que eu estou assim. Não quero que vás comigo. Fica com a S. e vai para casa da tia L.
Eu digo para ela não se preocupar com isso, para não pensar em nada agora, para respirar fundo e concentrar-se apenas na respiração.
Liga o 112 (o que pelos vistos é normal para estar a controlar enquanto os bombeiros não chegam), mais uma vez pergunta-me o que ela tem, eu digo, a mulher pergunta disso tudo qual é a principal queixa a minha mãe diz que é não ter força, a mulher pergunta-me a idade dela eu digo, pergunta-me se tem problemas de saúde eu digo que tem problemas de coração. Ouço a porta do elevador a abrir e vozes, da minha vizinha e de um homem, presumi que fossem os bombeiros. Disse à mulher do 112 que eles tinhas chegado ela disse: Ainda bem então. Agora eles tratam do resto.
Os bombeiros perguntam mais uma vez o que ela tem, ela diz.
Pergunta se tem bebido água, dizemos que sim. Pergunta se ela não quer beber mais, eu chego o copo de água e ela treme enquanto pega nele, tive de a ajudar a beber senão ela virava tudo.
A minha prima ligou, afastei-me para atender ela disse que já estava a vir, que ia tentar chegar a tempo de apanhar os bombeiros e ir com a minha mãe. 
Entretanto os bombeiros já tinham ligado para o centro de emergência médica a dar o relatório.
Vão buscar uma cadeira de rodas, sentam-na lá e levam-na para baixo.
A minha prima toca à campainha, eu digo que eles estão a ir para baixo.
Estava agora sozinha, no silêncio, tudo o que tinha aguentado até então deitei para fora, por pouco, 1min depois já estava de cabeça levantada para me ir arranjar para ir para casa da minha tia L.
A minha prima disse que a minha mãe tinha dito para eu pedir a um vizinho (decente) para me ir levar.
Toquei à campainha de todos os vizinhos "decentes" e não estava ninguém em casa, a que tinha ido fazer sinal aos bombeiros já tinha ido trabalhar.
Estava prestes a decidir ir a pé (nem é assim longe) até casa da minha tia quando me apareceu uma vizinha, pedi-lhe se me podia ir levar, ela disse que sim.
Quando viu onde era disse que até ficava mesmo a calhar que ela estava a precisar de ir ao supermercado.
A minha prima conhecia o médico da triagem, a minha mãe ia no INEM, logo foi atendida num instante.
Estava a soro, foi vigiada, tomou medicação, por volta das 17h30min/18h já estava a casa da minha tia.
Foi tudo ansiedade, mas como ela tem problemas de coração foi pior que o normal (quando é comigo não é assim, revi-me em alguns sintomas mas nunca estive tão sem força ao ponto dela, nem no domingo)
A minha prima disse que não sabia como é que eu consegui manter a calma, porque também tenho problemas de ansiedade e isso, estava super calma com ela ao telefone. E mantive a postura.
Foi ao telefone com ela e com toda a gente que ligou, e mesmo com a minha mãe até os bombeiros virem.
Os bombeiros mandaram-na respirar fundo para ela melhorar quando eu já tinha feito isso (antecipei-me, fui inteligente).
Não sei que acesso é que me deu.
Mas garanto que se eu não tivesse mantido a calma e lembrado de certas coisas, aquilo poderia ter corrido pior...
Por isso, se isto acontecer com vocês ou com algum parente vosso, como eu já tinha dito quando falei dos meus ataques de ansiedade, mantenham a calma, concentrem-se em coisas que possam ajudar a ficar melhor, mas o principal é mesmo a calma porque sem calma e sem cabeça fria, bloqueiam, e só é pior.

Eu tinha combinado ir sair com uns amigos que já não vejo a algum tempo, só que um tinha de ir se inscrever não sei onde e outra estava a tratar do pai que está doente.
Olhem se eu tinha ido...

21 comentários:

  1. ai que episódio querida x:
    ainda bem que não saiste e ficaste por casa !
    as melhoras para a tua mami *

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que manteste a calma, aposto que a conseguiste manter pela tua mãe, foi essa a força que te moveu :)

    ResponderEliminar
  3. Espero que a tua mãe esteja melhor. Eu se estivesse no teu caso acho que não conseguia estar tão calma.

    ResponderEliminar
  4. r: obrigada querida. o outro look já estava um pouco pesada.

    ResponderEliminar
  5. As melhoras para a tua mãe, estiveste muito bem em não perder a postura, acho que se fosse eu não conseguia.

    ResponderEliminar
  6. fizeste bem em manter a calma, as melhoras linda :)
    r: eu não :b

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que mantiveste a calma é isso que se deve fazer nesses momentos! Foste muito forte! Espero que tudo fique bem!

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que te aguentas te :)
    As melhoras para a tua mãe

    ResponderEliminar
  9. r: oh obrigada querida. tens razão e vou acrescentar algumas coisinhas á minha alimentação que ajudam á massa muscular. em relação ao desporto, não é problema, é o meu futuro e o meu hobbie ihih (:

    ResponderEliminar
  10. tenho mesmo vergonha de dizer as notas :x.6 a mat e 4.4 a fq com muita burrice minha!

    ResponderEliminar
  11. ainda bem que o fizeste!
    ja tive situaçoes assim e como em algumas era mais nova ficava assustada e nao sabia muito bem como reagir e só da última vez soube manter a calma mas também pela consciência de que nao ajudava se nao estivesse calma.
    espero que fique tudo bem.
    beijinho!

    ResponderEliminar
  12. r_ quero querida, e já estou num curso para o meu futuro ter haver com desporto (:

    ResponderEliminar
  13. Tu tens razão, manter a calma nestas situações é fundamental...

    ResponderEliminar
  14. Compreendo tudo isto. O porquê de estares calma quando talvez até nem era suposto estares e o que a ansiedade provoca. Também sofro bastante de ansiedade e costumo passar maus bocados à pala disso, porque a acompanhar, tenho problemas cardíacos.

    É preciso é ter calma e tentar levar a vida da forma mais positiva possível.

    Beijinhos (:

    ResponderEliminar
  15. As melhoras para a tua mãe, realmente o facto de teres mantido a calma ajudou em muitas situações, confesso que não sei se conseguia.

    ResponderEliminar
  16. Que alivio! Estava com receio que fosse algo pior. Espero que isto não se volte a acontecer :)
    E têm de ter uma conversa com a tua tia, é como digo sempre ser família não dá direito a ninguém de nos fazer mal.
    Beijinhos para as duas*

    ResponderEliminar
  17. Espero que não tenhas levado a mal o que te disse ): Pareceu-me ter-te ofendido... Desculpa...
    Mas respondendo à tua questão, sim. Já fui parar várias vezes ao hospital com ataques de ansiedade e com os batimentos cardíacos completamente alterados. Já tive de voltar várias vezes para casa, da escola, porque as forças começavam a faltar e eu caía redonda no chão a chorar sem saber bem porquê. E pela maldita ansiedade, já chumbei em exames porque não me conseguia controlar.

    Ja tive fases em que era mais raro, outras em que era quase todos os dias. E muito recentemente, com os nervos e com problemas em casa, tive uma PCR durante o sono. Eu bem sei que é horrível, muitas das vezes as dores no peito são tamanhas que penso que me fico já ali. E as crises de ansiedade chegam sempre sem aviso, seja onde for.

    ... Por isso disse que te compreendia. à minha volta, as pessoas reagem com postura e ajudam-me a ficar melhor. Não quis dizer que o caso fosse o mesmo, mas que simplesmente entendi, ainda que fosse de um outro ponto de vista.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  18. O meu pai também sofre de ansiedade e por vezes tem ataques de pânico. Acho que o que lhe vale é não ter mais problemas associados, como no caso da tua mãe.
    E eu também sofro de ansiedades e já cheguei a ter ataques de pânico. Por vezes julgo que é apenas psicológico, que podemos controlar, mas a verdade é que não dá para controlar, por muito que se tente.

    Fizeste muito bem em manteres-te calma. Quando o meu pai tem os ataques também temos que nos manter calmos senão ainda pioramos o estado dele.

    Ainda bem que estavas por perto e de sangue frio. Ajudaste imenso a tua mãe :)

    ResponderEliminar
  19. portaste-te muito bem! força e as melhoras para a tua mãe! :)

    ResponderEliminar