A minha apresentação oral de português (sim decorei este testamento todo)

10 de dezembro de 2012


Eu vou falar sobre a morte.
Não pensem já que eu sou maluquinha ou assim que vão perceber.
Como nos disse o professor de moral numa aula: na nossa idade esta é das coisas em que mais pensamos mas que menos falamos.
Então eu decidi falar.
Quando falamos em morte as coisas que nos vem a cabeça são uma pessoa que nós gostávamos muito que faleceu, uma notícia que tínhamos visto de um homicídio ou suicídio….
E é por aqui que eu vou começar a falar concretamente.
Pessoas morrem por causa de maus tratos, violência doméstica, bullying em que pessoas que não aceitam ou que não controlam os seus nervos descarregam nas pessoas erradas. Os miúdos de hoje em dia são muito maus muito mesquinhos e qualquer coisinha põem-se a chamar o outro de gay ou lésbica, e se forem? Bem para muitos se forem é sinal de merecem ser mal tratados e espezinhados por tudo e por nada podendo levar ao estremo de uma pessoa.
 Outro motivo de homicídios são as partilhas que não agradaram a todos, jogos em que as apostas acabam mal, assaltos.
Isto tudo por causa de quê?
Dinheiro!
Se antigamente havia muitas mortes por estes motivos agora ainda há mais claro, cortes e mais cortes, afetam muita gente e algumas arranjam a pior solução de todas…
Falando em estremo de uma pessoa e arranjar a pior solução de todas passemos para o suicídio.
Pessoas não suportam mais serem mal tratados, as dívidas, o adeus a alguém ou o fato de estarem sozinhos e preferem dizer adeus à vida em vez de lutar por aquilo em que acreditam.
Já dizia Bob Marley:
 Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.
Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer.
E é isto… as pessoas cansam-se de sofrer e preferem desistir. O que não lhes falta são sonhos e metas a alcançar mas para muitos os sofrimentos são em maior número, na realidade não são porque o homem é o tamanho do seu sonho e como se diz: O homem é grande! Mas para essa pessoa o sofrimento maioritariamente é como a fome: Psicológico. E o nosso cérebro é tão poderoso que faz passar de psicológico para físico…

Diz-se que a morte vem quando tiver que vir e cada um vai na sua vez, mas quem não deixa o psicológico vencer e luta por aquilo que quer sem desistir? Quer a sua vez? Não me parece…
E por isso mesmo existem as duas vertentes aqueles que se deixam dominar pelo medo e desistem e outros que lutam e querem permanecer assim.
O medo consegue ser o nosso maior inimigo mas toda a gente nos diz: faz aquilo que tens mais medo de fazer. E se o fizermos a recompensa será ótima. E é por isso que não se desiste.

Quanto a mim? Eu não sou mesmo daquelas que me deixo dominar pelo psicológico disso podem ter a certeza. Quem me conhece sabe que infelizmente a morte anda perto de mim com muita frequência mas ainda não me atingiu e no que depender de mim não atingirá e digamos que eu não sou daquelas que estou descansada de quando o meu dia chegar, não mesmo.
Mas também:
"Não é que eu tenha medo da morte. Eu apenas não quero estar lá quando isso acontecer."
Já dizia (Woody Allen) e eu não me podia identificar mais!
Espero que tenham ouvido o que eu vos disse e não se deixem dominar pelo psicológico.
Lutem por aquilo em que acreditam!
Tem más notas? Lutem para terem melhores!
Estão chateados com o namorado/namorada? Lutem para que isso mude!
Alguém da vossa família está doente ou até mesmo vocês? Lutem para melhorar ou para que vala a pena cada segundo!
Acham-se os maiores azarentos deste mundo? Lutem pela vossa sorte!
Termino o que tenho a dizer com as frases.
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
E com a do filme de moral:
A vida é curta demais! Por isso aproveita-a ao máximo.
Acham que estive bem? :s

8 comentários: